Para se obter a equação mais correta do processo, devem-se seguir as seguintes regras:
- dissociar o sal (separar o cátion do ânion);
- ionizar o ácido forte (HA → H+ + A-);
- dissociar a base forte (COH → C+ +OH-).
Sal de ácido forte e base fraca:
EX:
O íon NH4+ sofre a hidrólise, liberando íons H+, que conferem à solução caráter ácido, ou seja, só o cátion do sal se hidrolisa, ocorre liberação de íons H1+ e a solução resultante será ácida.
Sal de ácido fraco e base forte:
EX:
O íon CN – sofre a hidrólise, liberando íons OH –, que conferem à solução caráter básico, ou seja, só o ânion do sal se hidrolisa, ocorre liberação de íons OH1- e a solução resultante será básica.
Sal de ácido fraco e base fraca:
EX:
Os íon NH4+ e CN – sofrem a hidrólise, mas como o ácido e a base são fracos, não há liberação de H+ ou OH –, não alterando significativamente o pH. Explicando: ocorre hidrólise do cátion e do ânion. A solução resultante será ácida se o ácido formado apresentar constante de ionização mais alta que a da base. A solução resultante será básica se a base apresentar constante de ionização mais alta que a do ácido. A solução resultante será neutra se as constantes de ionização do ácido e da base forem equivalentes.
Ka > Kb pH ligeiramente menor que 7 (ácido).
Ka <>
Sal de ácido forte e base forte:
EX:
Não ocorre hidrólise, pois ambos os íons gerados na dissolução do sal, mesmo reagindo com a água formariam os ácido e base forte originais, que se dissociam fortemente. A solução resultante é neutra (pH = 7).
Links pesquisados:
http://www.ficharionline.com/ExibeConteudo.php5?idconteudo=5979
http://www.brasilescola.com/quimica/hidrolise-salina.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidr%C3%B3lise_salina
http://www.rossetti.eti.br/dicuser/detalhe.asp?vini=8&vfim=8&offset=50&vcodigo=2418
Nenhum comentário:
Postar um comentário